top of page
Buscar
  • Foto do escritorEspaço Vivenciar Terapêutico

COMO BONS HÁBITOS PODEM CONTRIBUIR PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Cuidados nutricionais na prevenção do COVID-19


Temos vividos tempos difíceis em decorrência do novo Coronavírus. Além do isolamento e mudanças na rotina, muitos estão se deparando de frente com a doença e muitas vezes com um desfecho bem negativo.


Além dos cuidados básicos de higiene e distanciamento, devemos ter cuidados básicos também com a nossa saúde. Sabemos que não existem alimentos ou suplementos capazes de prevenir a doença, porém existem sim alguns cuidados fundamentais que nos auxiliam a manter uma boa imunidade, podendo ser aliados para dificultar o desenvolvimento de quadros mais graves.


Em um ano de pandemia podemos afirmar que pessoas com estado nutricional inadequado (desnutridos e obesos) se tornam mais suscetíveis aos estágios mais graves da COVID-19, portanto manter uma boa nutrição aparece como uma boa estratégia neste cenário.

Tanto aqueles que desejam melhorar a imunidade para evitar a contaminação quanto os que, por infelicidade, contraíram a doença em sua forma mais leve, devem observar alguns cuidados com a alimentação, sendo os principais:



1 – Não deixar de se alimentar. É muito comum perder o apetite em situações de doença, mas não deixe de comer, seu corpo precisa estar bem nutrido para uma boa imunidade;


2 – Realizar de 4 a 6 refeições saudáveis ao dia e manter uma boa hidratação;


3 – Consumir frutas e vegetais diariamente, pois as vitaminas e minerais atuam no fortalecimento da imunidade. Dar especial atenção aos cítricos e outros alimentos fonte de vitamina C.


4 – Manter bom consumo de proteínas, como carnes magras, lácteos e ovos, com destaque para os peixes, pois possuem Omega 3 que auxilia na imunidade;


5 – Buscar praticar algum exercício físico dentro das possibilidades no momento e expor-se ao sol 15 minutos por dia para ativa a vitamina D.


Lembrando que estas são orientações nutricionais gerais e cada caso deve ser avaliado individualmente e acompanhado por um profissional capacitado.



__________________




Referências:


ASBRAN. Guia para uma alimentação saudável em tempos de Covid-19. 2020.

Direção Geral da saúde. Novo Coronavírus: COVID-19 e Alimentação; março 2020.

Portugal.

Orientações Nutricionais para o Enfrentamento de COVID-19. Departamento de

Nutrição. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); março de 2020.

Brasil.

World Health Organization. Coronavirus disease 2019 (COVID-19), Disponível em:

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019.



Por: Marina Petrasi

Nutricionista – CRN2 16318D

51- 991801558

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page